quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Afogado: Mais uma tradição menosprezada pelo groselha.


O mundo contemporâneo tem por uma das suas principais características o rompimento com o passado, a crença que o novo é sempre melhor do que o velho. Não se pode desligar da cultura e tradição, sabendo de onde veio se sabe aonde vai.
Agora sem planejamento futuro, agora não, isso nunca houve na gestão groselha.

O que mais comprova a falta de eficiência, de gestão é a nova e estupenda quadra de esportes que está inacabada e parada.
 O que me indago é: Onde serão servidos os almoços coletivos, como feitos nas festas de São Sebastião, e Santo Antônio, já que a quadra foi construída no local onde era servido.

O Afogado é um prato da culinária brasileira. É um ensopado de carne de vaca, servido com farinha de mandioca, típico da comida caipira com receita originária do Vale do Paraíba. Talvez os gestores não se interessem pela cultura nem tradição da cidade, sabe se que o afogado está registrado como uma comida tradicional e como patrimônio histórico cultural da cidade.  Entretanto como o groselha e o Pinóquio não participam do almoço, pois isso é apenas para a plebe.
   
Tentar acabar com tais eventos comprova a falta de piedade dos mesmos, já que tais festas são em louvor a Deus, na memória dos Santos. Cristãos por conveniência vão às igrejas apenas de corpo presente. Sujeitos assim, onde impera a arrogância, prepotência, desprezo, repulsa ao povo e ao pobre, não são Cristãos. São cães luciferinos.

Em época eleitoreira falavam que iriam cuidar do povo, da tradição da cidade, mas será assim que eles cuidam? Acabando com a memória cultural, destruindo o povo, cortando os espaços públicos para festas populares.

Existem ainda pessoas caridosas como o Sr. Toninho Camargo que cede o espaço da sua  própria casa aos festeiros. Pessoas como eles ainda tem amor à tradição e veemência a Deus. Recinto como do Sr Toninho que percebeu a falta e estabeleceu espaço para tais eventos, mas se não fosse pela beneficência dele nada teria.  

Uma cidade como Paraibuna não pode depender da caridade alheia para tais eventos. Acontecimentos de todos os anos, mas não existe um local  publico próprio e popular para tais eventos, isso talvez não seja interesse dos lindões de olhos azuis, afinal já ganharam a eleição, e o povo já não mais os interessa.

Paraibuna continua no Fumo certo, e cada dia pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário